logo RCN
ENTREVISTA

Cássio Roque Signor conduz os trabalhos do Legislativo Miguel-boavistense

Nesta semana o entrevistado é o presidente da Câmara de Vereadores de São Miguel da Boa Vista. Cássio Roque Signor (MDB) que conduz os trabalhos neste ano. Este é o primeiro mandato como vereador e primeira vez presidente do Legislativo.

            A primeira legislatura da Câmara de Vereadores do município ocorreu em 1° de janeiro de 1993, após a emancipação político administrativa. Em 11 de janeiro de 1992 e tornou-se independente do Poder Executivo em 1° de janeiro de 2010 criando assim seu quadro funcional e gerindo propriamente seus recursos.

            O trabalho dos vereadores na Câmara não se resume somente ao momento das sessões ordinárias. Eles precisam estar sempre estudando os assuntos, se reunindo nas Comissões Permanentes, formulando indicações com solicitações de melhorias no município e requerimentos.

Em janeiro de 2024 o município de São Miguel da Boa Vista completou 32 anos de emancipação política administrativa e atualmente conta com uma população de 1.972 munícipes conforme dados divulgado pelo IBGE. A principal atividade econômica do município é oriunda do setor agropecuário.

Quais as atribuições do Presidente?

Por ser complexa e extensa, não me acho no poder de julgar o que é mais, ou menos importante. As mesmas podem ser consultadas no regimento interno da câmara, Seção IV, Art. 45 ao Art. 52. Disponível material físico na Câmara Municipal de São Miguel da Boa Vista, ou digital no site www.saomigueldaboavista.sc.leg.br

Quais as dificuldades e benefícios de ser o presidente do Legislativo?

A presidência acarreta num aumento de responsabilidades, e numa possibilidade de mediação dos trabalhos com imparcialidade, assim buscando um caminho mais efetivo às necessidades da população.

Como avalia a atual Câmara de Vereadores, que mescla vereadores com mais experiência e vereadores que assumiram seu primeiro mandato?

A função do vereador é muito importante, tirando o viés político, podemos contar com excelentes possibilidades de capacitação para desempenharmos o cargo. Avalio como uma situação natural algumas dificuldades do vereador novato, e a disparidade de experiência entre os mesmos, nas câmaras municipais de vereadores.

O que espera do Poder Legislativo este ano?

Espero que o Poder Legislativo possa atender aos anseios da população de acordo com a prerrogativas do mesmo.

Tem algum projeto que gostaria de colocar em prática como vereador?

O vereador tem suas limitações em relação aos projetos, cabendo a ele legislar dentro de suas competências. Indo além, indicando ao Poder Executivo municipal e buscando através de nosso representantes nas esferas estadual e federal, a captação de recursos para aplicação dos mesmos, contribuindo dessa forma para a realização. Nesse sentido conseguimos muito e trabalharemos para conquistar mais, tanto obras quanto serviços, para atender nossa população de São Miguel da Boa Vista.

O que ainda não fez como vereador e ainda gostaria de fazer pelo município?

Apenas continuar aprimorando e ampliando o que já vem sendo feito.

Comemoração e novas filiações na pauta da reunião Anterior

Comemoração e novas filiações na pauta da reunião

Programa Sebrae Delas lança curso gratuito voltado às mulheres que têm o seu próprio negócio Próximo

Programa Sebrae Delas lança curso gratuito voltado às mulheres que têm o seu próprio negócio

Deixe seu comentário